6 coisas que você deve levar em conta antes de montar um restaurante

Um comércio, independente do segmento, é sempre muito valorizado. E quando se trata do meio alimentício, como uma lanchonete, pizzaria ou restaurante, o sucesso tende a ser muito maior. Já que os brasileiros não deixam de priorizar o lazer de fazer um lanche diferente, e valorizam os locais que oferecem comida de qualidade. Mas, antes de montar o seu restaurante alguns pontos precisam ser pensados.

O que preciso para montar um restaurante?

O primeiro passo antes de montar qualquer tipo de comércio é planejar, criar um plano de negócios traçando as metas e objetivos do seu empreendimento. Dessa forma, torna mais fácil limitar qual a finalidade do seu comércio.

Depois que definir qual ramo vai seguir, por exemplo, restaurante árabe, de comida caseira, japonês, rodízio, bistrô ou outros. É preciso pensar no cardápio, o que será oferecido dentro desse segmento.

Além disso, você precisa de profissionais bem qualificados. Do faxineiro ao chefe de cozinha, todos precisam trabalhar empenhados em fazer do seu estabelecimento o melhor da região.

Não se esqueça do material. Isto é, as panelas, copos, guardanapos, talheres, pratos, mesas, cadeiras e etc. Esses pontos precisam ser bem pensados, para higiene e conforto do seu cliente.

Cursos indicados para quem deseja inaugurar um restaurante

Se especializar em áreas que possam te ajudar na inauguração do seu restaurante é uma forma de buscar pelo sucesso. Não é preciso ser um grande chefe de cozinha para ter um comércio especializado em alimentos.

Mas, caso possua familiaridade com a produção de alimentos, o indicado é procurar por cursos na área de atuação do seu restaurante. Quer dizer, se especializando e obtendo novos conhecimentos.

Outro curso indicado é o de planejamento e finanças. Não necessariamente uma faculdade, mas cursos livres promovidos por instituições públicas ou particulares. A finalidade é aumentar as chances de sucesso do seu comércio.

6 dicas para quem deseja montar um restaurante

Quando decidir que esta é realmente a sua vontade, o novo comerciante e empresário precisa levar alguns pontos em consideração. Veja 6 dicas que podem te ajudar a montar seu restaurante:

  1. Analise o mercado: quantos restaurantes desse segmento existem na região? Quais pratos fazem mais sucesso? Quais valores são cobrados?;
  2. Entenda o perfil do seu público: se o restaurante é para família o cardápio precisa de opções infantis, bebidas sem álcool, e infraestrutura adaptada;
  3. Coloque no papel o quanto pode investir: é necessário considerar o valor de investimento, e entender que o lucro não virá nos primeiros meses;
  4. Funcionários: caso consiga, substitua alguns dos funcionários por familiares próximos. Além de diminuir gasto, o restaurante será a “cara” de vocês;
  5. Infraestrutura do local;
  6. Possibilidade de crescimento: trace metas de médio e longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *