É possível pagar impostos com cartão de credito?

Os impostos e tributos anuais não precisam ser um pesadelo. Podendo ser facilmente quitados em parcelas, com descontos é até com um prazo para pagamento bem atraente. A legislação de cada estado influencia nessas condições, o IPVA 2019 RJ, por exemplo, possui base de cálculo igual ao IPVA de outras regiões, mas as condições de pagamento não são as mesmas.

Impostos mais comuns

Existem aqueles impostos e taxas que já estão estabelecidos para pagamento anual, por isso são mais comuns e estão presente na lista de contas à pagar dos brasileiros.

Hoje, todas as ações de compra e venda, serviços e comércios, geram impostos. Todo o valor é destinado ao governo, seja federal, estadual ou municipal. Uma forma que o Estado encontrou de cobrar pelas ações realizadas.

É por isso que sonegar imposto é crime, pois além de deixar de pagar uma parcela do lucro para o governo, a pessoa não identifica quais foram os seus ganhos.

Dentro da lista dos impostos mais comuns, estão:

  • Declaração imposto de renda pessoa física;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA);
  • Imposto sobre a Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Formas de pagamento dos tributos anuais

Como foi dito, a forma de cobrança e pagamento dos impostos variam principalmente com a legislação de cada estado. Mesmo que seja utilizada a mesma base de cálculo para todo o país, os valores que se multiplicam são diferentes dependendo da região.

A maioria dos órgãos responsáveis pelos tributos definem que a contribuição seja feita:

  • Á vista: com desconto;
  • Parcelado: sem desconto;
  • Débito automático: o desconto varia de acordo com a forma de pagamento, se à vista ou à prazo.

O IPVA, por exemplo, é pago em parcelas que variam de 3 a 8 e em datas que vão de acordo com o último número da placa do veículo. O IPTU chega ao parcelamento de até 10 cotas, e os prazos podem ser diferentes conforme a organização da Prefeitura Municipal.

No Imposto de Renda o parcelamento é permitido quando o valor for superior a R$100. O pagamento de todos os impostos é feito com a geração de um código de barras, e para o IPVA é possível pagar apenas com o RENAVAM do veículo.

Como pagar os impostos e taxas

Na maioria das regiões o recebimento dos impostos é feito em dinheiro. Em alguns casos é permitido o débito em conta, como o Bradesco IPVA 2019 RJ.

Neste caso, o Bradesco criou uma ferramenta própria para que o seu correntista possa pagar o imposto utilizando o internet banking, App e debitando o valor da conta. Possibilitando ainda, o pagamento com o cartão de crédito.

Outro banco que possibilita o pagamento com o cartão de crédito é o Banco do Brasil. O ideal é consultar na agência em que é correntista, se o seu cartão e conta permitem o pagamento no crédito.

As bandeira que autorizam esse processo são a MasterCard e Visa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *