Organize suas finanças para iniciar o ano com o pé direito

Com o começo do ano surgem novas dívidas, mas em contrapartida, também surgem possibilidades de mudança financeira. Se você passou o último ano apertado, saiba que organizando as suas finanças da maneira certa você pode mudar o ritmo para o ano que vem. Confira a seguir algumas dicas financeiras para inciar o ano com o pé direito.

Prepare-se para os impostos obrigatórios

Todo começo de ano traz a cobrança dos impostos obrigatórios. A dica é que você esteja preparado para eles e não atrase nenhum pagamento para não acabar sendo multado. Você deve estar atento às datas e valores do licenciamento 2019.

E vale lembrar que o licenciamento do veículo só pode ser realizado após o cumprimento do DPVAT e do IPVA. Portanto, antes de pagar o licenciamento 2019 BApor exemplo, você deve cumprir os outros impostos para proprietários de veículos. É importante lembrar que cada estado pode dispor de taxas diferentes!

Use o décimo terceiro salário de forma inteligente

Apesar dos gastos do começo do ano, os trabalhadores da CLT recebem o bonificação de natal, referente ao décimo terceiro salário. Ao invés de utilizar este valor para adquirir novos produtos, que tal você quitar as velhas dívidas?

Deixando tudo em dias, você terá um maior poder de compra no ano seguinte e não vai precisar passar o ano com o bolso apertado. Separe bem o dinheiro e use-o com inteligência!

Parceles suas compras em poucos meses

De acordo com especialistas em finanças, o ideal para quem quer organizar sua vida no sentido econômico é aposentar o cartão de crédito. Entretanto, utilizar o recurso ás vezes é inevitável.

Se não puder usar o cartão, a dica é parcelar a compra em poucas vezes. A parcela ideal é de até três meses, pois assim, evita a cobrança de juros pelo produto e não compromete por muito tempo o seu salário.

Estabeleça um valor determinado para poupar

Quem quer maior segurança financeira, precisa começar a poupar. O problema é que muitas pessoas na hora de colocar a atitude em prática, depositam um grande valor no início e passam a diminui-lo com o tempo.

Especialistas da área indicam que o mais recomendado é estabelecer uma cifra fixa mensal para colocar na poupança, sem comprometer as suas necessidades pessoais.

Se possível, pague à vista

Uma outra dica importante para se organizar financeiramente é tentar pagar à vista, princialmente no período de final de ano. Assim você não começará o ano devendo.

Além de poder iniciar um novo período mais tranquilo financeiramente, você não terá o seu dinheiro comprometido por muitos meses e poderá controlar suas finanças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *